A importância de fazer um seguro de veículos é tão grande quanto comprar o carro. Porém, muitas pessoas que compram um veículo acabam não fazendo um seguro e ficam reféns dos acontecimentos do trânsito nosso de cada dia.
Falamos assim pois dentro do nosso cotidiano de trânsito acontecem muitas coisas que geram prejuízos acabam saindo caro. Como por exemplo, acidentes, colisões, ferimentos e até mesmo furtos de veículos.
Portanto o Seguro De Veículos protege em até 100% os envolvidos num possíveis casos de acidentes do trânsito.
Pensando nisso postamos este artigo com o intuito de ajudar os compradores de veículos a entender e a importância e até mesmo encontrar os melhores planos de seguros do mercado de veículos. Sendo assim recomendamos a leitura deste artigo, e se informe sobre a importância de fazer um seguro de veículos.
A IMPORTÂNCIA DE FAZER UM SEGURO DE VEÍCULOS: COMO CONTRATAR?
O primeiro passo para se contratar um bom plano de Seguro De Veículos é obter informações concretas e atualizadas desse mercado.
Por isso, é necessário uma boa simulação para encontrar um plano que vai lhe dar total segurança.
É muito fácil encontrarmos pessoas que se confundem completamente com relação de como funciona a importância de fazer um seguro de veículos.
Pois as vezes o próprio corretor de seguros não traz as informações de maneira detalhada dos planos, e com isso os Assegurados ficam confusos.
Veremos a partir de agora os pontos mais cruciais e importantes de uma boa apólice da importância de fazer um Seguro de Veículos.
PORQUE FAZER UM SEGURO DE VEÍCULOS?
Vamos pensar de maneira bem consciente: Ao comprar um carro, você com certeza terá muitas responsabilidades ao sair com ele.
Uma delas é carregar pessoas que você ama, como por exemplo sua família. No entanto, você e os passageiros que andam com você correm riscos diversos no trânsito. A importância de fazer um seguro de veículos.
Como acidentes, com vitimas, que necessitarão de assistência, acidentes sem vitimas, porém com necessidades na assistência do veículo.
Da mesma forma, podem acontecer acidentes envolvendo demais veículos, semelhantemente com vitimas e danos. E que portanto,necessitarão da assistência de todos os tipos como concerto do carro do dono do outro veículo, e assistência as vitimas envolvidas.
Sem dizer que infelizmente o número de carros furtados aumentou muito. Com isso tudo cabe a pergunta: Quais destes prejuízos você terá condições de cobrir em caso de um eventual acontecimento desses acima que acabamos de citar?
QUANTO VOU PAGAR NUM PLANO DE SEGUROS?
Acima de tudo, é bom lembrar que um seguro de veículos tem diversos planos para se contratar. Ele vai cobrar mais caro num plano onde o risco de acidente, ou roubo for maior.
Da mesma forma, se os riscos de acidentes ou roubos forem menores, assegurados pagarão menos pelo plano.
Um detalhe importante nos planos de seguros de veículos, é que idosos e mulheres pagam menos, enquanto jovens na faixa etária de 18 a 24 anos pagam mais caro.
Essas informações são passadas pelas próprias seguradoras. Os pontos mais importantes de um plano de seguros de veículos são.
Ano e modelo do carro, rota de circulação que ele fará, histórico do motorista, o quanto ele será usado, entre outros detalhes da importância de fazer um seguro de veículos.
A seguradora terá a noção de quanto se deve cobrar por um plano de seguro, ao avaliar o seu perfil e comparar com outros perfis.
Em outras palavras, não tem como saber detalhadamente o valor de um seguro, pois ele pode variar o preço dependendo inclusive da região.
Com isso as taxas de um seguro podem chegar até 5% do valor do veículo. Essas são algumas dicas sobre a importância de fazer um seguro de veículos.
QUAIS AS COBERTURAS QUE UM SEGURO DE VEÍCULOS NOS DÃO:
Um veículo é usado para diversos momentos do dia a dia. Levamos os filhos na escola, saímos para o trabalho, tiramos nosso lazer e até viajamos.
Uma coisa é certa, toda vez que saímos com o carros ficamos expostos a acidentes, roubos e colisões. Portanto, um seguro de veículo tem como finalidade nos proteger em todos os sentidos desses acontecimentos que infelizmente podem fazer parte do nosso dia a dia.
A cobertura básica de um seguro consiste em cobrir os danos mais vulneráveis expostos a um veículo. Como por exemplo, os incêndios, e os furtos. Essa cobertura também abrange as colisões mais completas que um veículo possa vir a sofrer. Esses são alguns pontos sobre a importância de fazer um seguro de veículos.
Condutores e Passageiros: Se os passageiros estiverem inseridos dentro do plano de seguro de acidentes pessoais por passageiros(APP) eles também receberão cobertura, semelhantemente com indenização nesse caso.
Os planos de seguros também dão a opção de contratação para morte, invalidez e despesas médicas, desde que seja consequente de de acidentes no trânsito.
COBERTURA PARA TERCEIROS.
Cobertura para terceiros: Caso o segurado tenha que pagar uma indenização por causa de um acidente, o valor será coberto até o TeTo contratado, incluindo as despesas com advogados.
No entanto, não são considerados como como terceiros, quaisquer bens sob sua responsabilidades, funcionários e dependentes familiares em casos de emergências.
Sendo assim, a cobertura de um seguro para terceiros a RCF-V(Responsabilidade Civil Facultativa- Veícular) tem como obrigação cobrir qualquer dano, moral, corporal, ou material que verdadeiramente são causados a Terceiros ou aos seus bens.
COBERTURAS ADICIONAIS:
Coberturas adicionais: O assegurado pode incluir serviços adicionais em seu plano como: Carro reserva: Se o seguro for acionado, carro reserva pode ser usado por tempo limitado ou ilimitado, isso vai depender do tipo de plano contratado.
Equipamentos e acessórios: Nesse adicional estão inclusos até kit gás e aparelhos que podem auxiliar os deficientes físicos.Assistência 24 horas: Dentro desse plano estão incluídos reboque, torca de pneu, chaveiro.
O QUE NÃO SERÁ COBERTO NUM PLANO DE SEGURO DE VEÍCULOS:
Esse ponto é importante pois até aqui tratamos detalhadamente as questões que recebem coberturas num plano de seguros. Porém agora veremos o que não receberá cobertura do seguro de veículos:
1) Quando alguém tenta fraudar os direitos de assistência, com informações mentirosas, ou quando alguém conduz um veículo sem habilitação, com documentos atrasados, automaticamente essa pessoas perde os direitos de cobertura do seguro. Perdendo assim os seus direitos.
2) Super lotação, reboque sem apropriação, fugas, competições, fora das leis de trânsito serão reconhecidas como riscos excluídos. Estes são alguns dos pontos da importância de fazer um seguro de veículos
A IMPORTÂNCIA DE FAZER UMA COTAÇÃO DE UM SEGURO DE VEÍCULOS:
Com o avanço da Internet o interessado em contratar um plano de seguros de veículos pode usar o conforto de sua casa.Através de um computador ou até mesmo um celular ele pode fazer isso. No entanto, ele precisará fazer uma cotação bem detalhada antes de fechar negócio. Veja a importância de fazer um seguro de veículos.
O primeiro passo a ser dado é entrar em contato com um bom corretor de seguros. Você tem todo o direito de saber mais sobre o corretor que vai fazer negócio contigo.
Por isso busque por informações desse corretor, se tem boa índole, se presta um bom trabalho, se tem um alto nível profissional. A importância de fazer um seguro de veículos.
Um bom corretor vai te explicar detalhadamente cada ponto que um seguro de veículos apresenta. Ele não terá pressa em fechar negócio contigo, antes porém vai te representar junto a seguradora que ele presta serviços. Não se esqueça da importância de fazer um seguro de veículos.
Durante a cotação, o comprador já terá em mente qual o melhor plano de seguro pra ele, sem falar que ele também já terá consigo os melhores preços.
É importante ser o mais transparente possível na hora de cotar um seguro. Portanto não passe informações fraudadas a seguradora. Todas essas dicas fazem parte da importância de fazer um seguro de veículos.
Pois ela de um jeito ou de outro descobre e com isso pode não te indenizar alegando má fé de sua parte. Um outro fator importante é saber detalhadamente o que o seu corretor colocou no contrato.
Por isso leia as cláusulas e certifique-se se o que foi contratado é realmente aquilo que você necessita. Todas elas fazem pate da importância de fazer um seguro de veículos.
PROPOSTA E ASSINATURA DO CONTRATO
Quando um comprador define os detalhes do plano que deseja contratar, ele recebe das mãos do corretor de seguros uma proposta.
Nela estão especificadas todos os detalhes do plano que lhe foi apresentado. Proprietário, modelo de veículo, condutores, início e fim do contrato vigente, etc….
Até a emissão da apólice, a proposta é a garantia negócio. Por isso é bom ler detalhadamente o que foi acordado ali e também guardar uma cópia dela.
A seguradora sempre vai pedir uma vistoria no veículo enquanto a proposta é feita e assinada.
Com isso, a seguradora fica sabendo qual a situação que se encontra o veículo, e se as informações estão de acordo com os documentos de (CRLV). A importância de fazer um seguro de veículos.
COMO É FEITA A EMISSÃO DA APÓLICE:
A seguradora tem até 15 dias para responder a proposta feita pelo interessado no seguro.
Durante esse período, ela vai avaliar se a documentação está correta, se a vistoria foi feita e se o pagamento da primeira parcela, ou a (vista) foi feito.
Depois disso, ela vai fazer o envio da Apólice ao comprador. Nela, consta todos os dados do contrato, todas as coberturas, enfim, todos os direitos e deveres tanto da seguradora, quanto do comprador do seguro.
Dentro da Apólice o assegurado tem o direito de fazer o endosso para qualquer alteração que for necessária pelo proprietário .
Porém, esse endosso deve ser feito dentro de um prazo estipulado pela seguradora, no caso de alteração de endereço, alteração de condutores.
Caso o assegurado não cumpra os prazos de endosso, a seguradora pode negar uma indenização, ou até mesmo um sinistro. São pontos que fazem parte da importância de fazer um seguro de veículos.
O PAGAMENTO E O CANCELAMENTO DO SEGURO:
O mais importante é pagar as parcelas do seguro rigorosamente em dia. A seguradora tem o direito de cancelar a apólice por falta de pagamento.
O assegurado também pode cancelar a qualquer momento o seguro do veículo. Nesse caso a seguradora calcula detalhadamente o que já foi pago e devolve parte do valor ao assegurado.
Não se esqueça das importância de fazer um seguro de veículos.
COMO FAZER A RENOVAÇÃO DA APÓLICE DE UM SEGURO DE VEÍCULOS?
A renovação de uma apólice é feita após um ano do primeiro contrato, O assegurado deve ter em mente que suas necessidades podem ser outras após esse período.
Por isso antes de assinar um novo contrato, ele deve fazer uma análise de que tipo de seguro ele vai precisar a partir de agora.
O passo seguinte, é analisar se vai continuar com a mesma seguradora ou fazer um novo vínculo com outra agência.
No entanto, se no último ano o seguro não foi acionado, se não foi feito nenhum sinistro. O assegurado ganha como bônus, um desconto que será válido a partir desse novo contrato em vigência.
Todos esses pontos fazem parte da importância de fazer um seguro de veículos.
COMO DEVO FAZER USO DO SINISTRO?
Um assegurado deve usar o sinistro em casos de emergências, como acidentes, colisões e roubos. Nesses casos, ele deve entrar em contato com o seu corretor,ou sua seguradora o mais rápido possível.
Depois disso, é necessário fazer um boletim de ocorrência numa delegacia. A importância de fazer um seguro de veículos.
Além disso, ter em mãos os dados das testemunhas, ou qualquer outro tipo de envolvidos. No caso de uma colisão de veículos, as seguradoras oferecerão uma lista de oficinas credenciadas que farão os reparos necessários no veículo.
No caso de colisão, o assegurado paga o valor da franquia e envia o veículo para ser feito o reparo necessário. Lembrando que os danos não podem passar de 75% do valor veículo.
Caso os danos sejam superiores a 75% do valor do automóvel, será considerado perda total (PT). Da mesma forma, será considerado perda total (PT) veículos roubado sem ser encontrado.
CONCLUSÃO
A importância fazer um seguro de veículos somente com os itens que realmente são precisos. Por isso é importante verificar a lista de opções que a seguradora oferece.
O interessado pode obter as informações no site oficial da seguradora que ele está negociando um seguro.
O assegurado que não tiver um histórico ruim como motorista pode contratar um plano pagando uma franquia menor.
Ou seja, o seguro fica mais barato nesse caso. Se o carro não tiver tantas opções, o ideal é um plano com percentual de indenização abaixo da tabela FIPE.
Encerrando, vale a pena um plano que cabe no seu orçamento, que atenda as necessidades do assegurado e que acima de tudo, vai lhe trazer tranquilidade em caso de imprevistos.
Deixamos aqui os detalhes da importância de fazer um seguro de veículos.