Para saber se vale a pena comprar pneus remold, é necessário em primeiro lugar conhecer detalhadamente o que e como funciona o produto.
O pneu remold ficou muito popularizado em todo o território brasileiro, na verdade, ele significa remodelado ou remoldado.
Ou seja, é um pneu usado que passou por uma profunda reciclagem e tem totais condições de ser reaproveitado.
Sendo assim, nós preparamos esse texto que vai mostrar aos condutores ou proprietários de veículos se vale a pena comprar pneus remold.
Se você está precisando trocar os pneus do seu veículo, leia atentamente nossas e veja se compensa usar esse tipo de pneu, confira.
Atualmente muitos motorista e proprietários de veículos tem optado por esse tipo de pneu, justamente porque o Brasil passa por um momento de crise financeira e então colocar pneus remodelados no veículo pode ser a solução.
Características Dos Pneus Remold
Uma das principais características dos pneus remolds, é que eles custam aproximadamente 50% a menos que um pneu novo. Ou seja, ele gera uma economia bem interessante no orçamento de quem tem carro e precisar trocar os pneus.
No entanto, é comprovado que um remold tem uma durabilidade menor que os pneus novos. Os especialistas dizem que seu tempo de vida é 30% menor que os pneus novos.
Mesmo sendo um produto já reconhecido no mercado, o pneu remold ainda gera muitas dúvidas nos consumidores. Vale lembrar que o remold é um pneu que recebeu uma nova banda para rodagem.
Por essa razão muita gente desconfia da qualidade e durabilidade dos pneus remolds. Antes de você tirar suas conclusões, continue lendo esse texto que você vai saber se vale a pena comprar pneus remold.
Como Funciona a Confecção dos pneus remold?
As empresas responsáveis pelas confecções de pneus usados, circulam pelas cidades a procura dos produtos que foram descartados e quando encontram iniciam um processo de revitalização dos pneus, por exemplo:
1 – Os pneus em estado de carcaça passam por uma avaliação bem detalhada.
2 – Os especialistas selecionam aqueles pneus que podem ser revitalizados.
3 – Os pneus selecionados para a remodelação são inspecionados pelos especialistas.
4 – Depois disso, os profissionais vão trabalhar duramente nos reparos necessários dos pneus.
5 – Ao fazer os reparos, os pneus passam então pelo processo de revitalização que
6 – Depois disso, o pneu recebe uma raspagem e é feita a retirada das rebarbas.
7 – O passo seguinte, é dar ao pneu uma noca camada de borracha que vai revitaliza-lo totalmente.
8 – Por fim, os pneus passam por uma colagem da borracha anti- quebra e pela prensa vulcânica.
Este é o processo de remodelagem de um pneu que será vendido por um valor bem mais em conta que um pneu novo. Se você tinha dúvidas de como é feita essa reforma, esse tópico esclareceu muito.
Vantagens e desvantagens de Comprar Pneus Remold?
Esta é uma questão que deve ser bem avaliada, justamente porque não basta ter um valor menor que o pneu novo. Ou seja, é preciso que os proprietários de veículos pensem detalhadamente antes de decidir comprar pneus remodelados para o seu carro, veja os prós e contras desse tipo de aquisição.
Vantagens:
Para quem necessita comprar pneus novos, o remold é uma excelente oportunidade de economia nas finanças do cliente. Ele vai gastar cerca de 50% a menos do que em um pneu novo.
Desvantagens:
Por mais que você encontre bons pneus remold, eles não terão a mesma qualidade e durabilidade de um pneu novo. Portanto, antes de compra-los é preciso ter o conhecimento detalhado do tipo de negócio que você está prestes a fazer.
Dicas para comprar bons pneus remold
Para saber se vale a pena comprar pneus remold, é necessário saber de alguns pontos importantes que mostram a qualidade do produto que você está buscando. Bons pneus remold devem se encaixar nos seguintes requisitos:
1 – Ter a validação do certificado do INMETRO. Instituto Nacional de Metrologia – Qualidade e Tecnologia.
2 – Não compre pneus remodelados sem saber sua origem e procedência anterior. Pergunte aos vendedores do processo de reciclagem dos produtos.
3 – Faça uma negociação com empresas renomadas no mercado que já atuam com sucesso nesse tipo de vendas.
4 – Observe detalhadamente as regras que estão na lateral dos pneus. Desde 2015, o INMETRO tem especificado as composições que fazem parte dos pneus.
- Identificação marcada nos pneus nos dois flancos.
- Informações bem visíveis indicando um pneu recauchutado – remodelado ou recapado.
- Verifique a expressão “M+S” ou (M&S). Ela serve para uso em solo lameado até 4.0 mm.
- Confira o CNPJ da empresa que está fornecendo o pneu remold.
- Confira detalhadamente a data da reforma que foi feita no pneu.
5 – Com estas informações dificilmente o cliente será enganado em uma compra de pneus remold. Na verdade, o INMETRO fez essas mudanças no comércio de pneus usados justamente para inibir fraudes nas negociações.
6 – A melhor atitude antes de comprar um pneu usado, é ler atentamente o que diz o INMETRO. Justamente porque ele vai mostrar detalhadamente as regras e normas que envolvem pneus remold.
Sendo assim, ficou muito nítido para todos nós que só vale a pena comprar pneus remold, quando o condutor ou proprietário de um veículo não tiver condições de comprar pneus novos. Um abraço da equipe Consultar Carros.